Grupo Vieira da Cunha
Ensolarado

Tempo hoje

Min 17 / Max 30 +mais
Edição Impressa

Fórum do Leitor

Veja o que os leitores do Jornal do Povo estão comentando neste momento.

João Orlando dos Santos
João Orlando dos Santos (Cachoeira do Sul) em 21.02.2016 11h06
Conteúdo: "Esse é o meu Brasil"
O BRASILEIRO

" Querido Brasil,

O Carnaval acabou. O “ano novo” finalmente vai começar e eu estou te deixando para voltar para o meu país.

Assim como vários outros gringos, eu também vim para cá pela primeira vez em busca de festas, lindas praias e garotas. O que eu não poderia imaginar é que eu passaria a maior parte dos 4 últimos anos dentro das suas fronteiras. Aprenderia muito sobre a sua cultura, sua língua, seus costumes e que, no final deste ano, eu me casaria com uma de suas garotas.

Não é segredo para ninguém que você está passando por alguns problemas. Existe uma crise política, econômica, problemas constantes em relação à segurança, uma enorme desigualdade social e agora, com uma possível epidemia do Zika vírus, uma crise ainda maior na saúde.

Durante esse tempo em que estive aqui, eu conheci muitos brasileiros que me perguntavam: “Por que? Por que o Brasil é tão ferrado? Por que os países na Europa e América do Norte são prósperos e seguros enquanto o Brasil continua nesses altos e baixos entre crises década sim, década não?”

No passado, eu tinha muitas teorias sobre o sistema de governo, sobre o colonialismo, políticas econômicas, etc. Mas recentemente eu cheguei a uma conclusão. Muita gente provavelmente vai achar essa minha conclusão meio ofensiva, mas depois de trocar várias ideias com alguns dos meus amigos, eles me encorajaram a dividir o que eu acho com todos os outros brasileiros.

Então aí vai: é você.

Você é o problema.

Sim, você mesmo que está lendo esse texto. Você é parte do problema. Eu tenho certeza de não é proposital, mas você não só é parte, como está perpetuando o problema todos os dias.

Não é só culpa da Dilma ou do PT. Não é só culpa dos bancos, da iniciativa privada, do escândalo da Petrobras, do aumento do dólar ou da desvalorização do Real.

O problema é a cultura. São as crenças e a mentalidade que fazem parte da fundação do país e são responsáveis pela forma com que os brasileiros escolhem viver as suas vidas e construir uma sociedade.

O problema é tudo aquilo que você e todo mundo a sua volta decidiu aceitar como parte de “ser brasileiro” mesmo que isso não esteja certo.

Quer um exemplo?

Imagine que você está de carona no carro de um amigo tarde da noite. Vocês passam por uma rua escura e totalmente vazia. O papo está bom e ele não está prestando muita atenção quando, de repente, ele arranca o retrovisor de um carro super caro. Antes que alguém veja, ele acelera e vai embora.

No dia seguinte, você ouve um colega de trabalho que você mal conhece dizendo que deixou o carro estacionado na rua na noite anterior e ele amanheceu sem o retrovisor. Pela descrição, você descobre que é o mesmo carro que seu brother bateu “sem querer”. O que você faz?

A) Fica quieto e finge que não sabe de nada para proteger seu amigo? Ou
B) Diz para o cara que sente muito e força o seu amigo a assumir a responsabilidade pelo erro?

Eu acredito que a maioria dos brasileiros escolheria a alternativa A. Eu também acredito que a maioria dos gringos escolheria a alternativa B.

Nos países mais desenvolvidos o senso de justiça e responsabilidade é mais importante do que qualquer indivíduo. Há uma consciência social onde o todo é mais importante do que o bem-estar de um só. E por ser um dos principais pilares de uma sociedade que funciona, ignorar isso é uma forma de egoísmo.

Eu percebo que vocês brasileiros são solidários, se sacrificam e fazem de tudo por suas famílias e amigos mais próximos e, por isso, não se consideram egoístas.

Mas, infelizmente, eu também acredito que grande parte dos brasileiros seja extremamente egoísta, já que priorizar a família e os amigos mais próximos em detrimento de outros membros da sociedade é uma forma de egoísmo.

Sabe todos aqueles políticos, empresários, policiais e sindicalistas corruptos? Você já parou para pensar por que eles são corruptos? Eu garanto que quase todos eles justificam suas mentiras e falcatruas dizendo: “Eu faço isso pela minha família”. Eles querem dar uma vida melhor para seus parentes, querem que seus filhos estudem em escolas melhores e querem viver com mais segurança.

É curioso ver que quando um brasileiro prejudica outro cidadão para beneficiar sua famílias, ele se acha altruísta. Ele não percebe que altruísmo é abrir mão dos próprios interesses para beneficiar um estranho se for para o bem da sociedade como um todo.

Além disso, seu povo também é muito vaidoso, Brasil. Eu fiquei surpreso quando descobri que dizer que alguém é vaidoso por aqui não é considerado um insulto como é nos Estados Unidos. Esta é uma outra característica particular da sua cultura.

Algumas semanas atrás, eu e minha noiva viajamos para um famoso vilarejo no nordeste. Chegando lá, as praias não eram bonitas como imaginávamos e ainda estavam sujas. Um dos pontos turísticos mais famosos era uma pedra que de perto não tinha nada demais. Foi decepcionante.

Quando contamos para as pessoas sobre a nossa percepção, algumas delas imediatamente disseram: “Ah, pelo menos você pode ver e tirar algumas fotos nos pontos turísticos, né?”

Parece uma frase inocente, mas ela ilustra bem essa questão da vaidade: as pessoas por aqui estão muito mais preocupadas com as aparências do que com quem eles realmente são.

É claro que aqui não é o único lugar no mundo onde isso acontece, mas é muito mais comum do que em qualquer outro país onde eu já estive.

Isso explica porque os brasileiros ricos não se importam em pagar três vezes mais por uma roupa de grife ou uma jóia do que deveriam, ou contratam empregadas e babás para fazerem um trabalho que poderia ser feito por eles. É uma forma de se sentirem especiais e parecerem mais ricos. Também é por isso que brasileiros pagam tudo parcelado. Porque eles querem sentir e mostrar que eles podem ter aquela super TV mesmo quando, na realidade, eles não tenham dinheiro para pagar. No fim das contas, esse é o motivo pelo qual um brasileiro que nasceu pobre e sem oportunidades está disposto a matar por causa de uma motocicleta ou sequestrar alguém por algumas centenas de Reais. Eles também querem parecer bem sucedidos, mesmo que não contribuam com a sociedade para merecer isso.

Muitos gringos acham os brasileiros preguiçosos. Eu não concordo. Pelo contrário, os brasileiros tem mais energia do que muita gente em outros lugares do mundo (vide: Carnaval).

O problema é que muitos focam grande parte da sua energia em vaidade em vez de produtividade. A sensação que se tem é que é mais importante parecer popular ou glamouroso do que fazer algo relevante que traga isso como consequência. É mais importante parecer bem sucedido do que ser bem sucedido de fato.

Vaidade não traz felicidade. Vaidade é uma versão “photoshopada” da felicidade. Parece legal vista de fora, mas não é real e definitivamente não dura muito.

Se você precisa pagar por algo muito mais caro do que deveria custar para se sentir especial, então você não é especial. Se você precisa da aprovação de outras pessoas para se sentir importante, então você não é importante. Se você precisa mentir, puxar o tapete ou trair alguém para se sentir bem sucedido, então você não é bem sucedido. Pode acreditar, os atalhos não funcionam aqui.

E sabe o que é pior? Essa vaidade faz com que seu povo evite bater de frente com os outros. Todo mundo quer ser legal com todo mundo e acaba ou ferrando o outro pelas costas, ou indiretamente só para não gerar confronto.

Por aqui, se alguém está 1h atrasado, todo mundo fica esperando essa pessoa chegar para sair. Se alguém decide ir embora e não esperar, é visto como cuzão. Se alguém na família é irresponsável e fica cheio de dívidas, é meio que esperado que outros membros da família com mais dinheiro ajudem a pessoa a se recuperar. Se alguém num grupo de amigos não quer fazer uma coisa específica, é esperado que todo mundo mude os planos para não deixar esse amigo chateado. Se em uma viagem em grupo alguém decide fazer algo sozinho, este é considerado egoísta.

É sempre mais fácil não confrontar e ser boa praça. Só que onde não existe confronto, não existe progresso.

Como um gringo que geralmente não liga a mínima sobre o que as pessoas pensam de mim, eu acho muito difícil não enxergar tudo isso como uma forma de desrespeito e auto-sabotagem. Em diversas circunstâncias eu acabo assistindo os brasileiros recompensarem as “vítimas” e punirem àqueles que são independentes e bem resolvidos.

Por um lado, quando você recompensa uma pessoa que falhou ou está fazendo algo errado, você está dando a ela um incentivo para nunca precisar melhorar. Na verdade, você faz com que ela fique sempre contando com a boa vontade de alguém em vez de ensina-la a ser responsável.

Por outro lado, quando você pune alguém por ser bem resolvido, você desencoraja pessoas talentosas que poderiam criar o progresso e a inovação que esse país tanto precisa. Você impede que o país saia dessa merda que está e cria ainda mais espaço para líderes medíocres e manipuladores se prolongarem no poder.

E assim, você cria uma sociedade que acredita que o único jeito de se dar bem é traindo, mentindo, sendo corrupto, ou nos piores casos, tirando a vida do outro.

As vezes, a melhor coisa que você pode fazer por um amigo que está sempre atrasado é ir embora sem ele. Isso vai fazer com que ele aprenda a gerenciar o próprio tempo e respeitar o tempo dos outros.

Outras vezes, a melhor coisa que você pode fazer com alguém que gastou mais do que devia e se enfiou em dívidas é deixar que ele fique desesperado por um tempo. Esse é o único jeito que fará com que ele aprenda a ser mais responsável com dinheiro no futuro.

Eu não quero parecer o gringo que sabe tudo, até porque eu não sei. E deus bem sabe o quanto o meu país também está na merda (eu já escrevi aqui sobre o que eu acho dos EUA).

Só que em breve, Brasil, você será parte da minha vida para sempre. Você será parte da minha família. Você será meu amigo. Você será metade do meu filho quando eu tiver um.

E é por isso que eu sinto que preciso dividir isso com você de forma aberta, honesta, com o amor que só um amigo pode falar francamente com outro, mesmo quando sabemos que o que temos a dizer vai doer.

E também porque eu tenho uma má notícia: não vai melhorar tão cedo.

Talvez você já saiba disso, mas se não sabe, eu vou ser aquele que vai te dizer: as coisas não vão melhorar nessa década.

O seu governo não vai conseguir pagar todas as dívidas que ele fez a não ser que mude toda a sua constituição. Os grandes negócios do país pegaram dinheiro demais emprestado quando o dólar estava baixo, lá em 2008-2010 e agora não vão conseguir pagar já que as dívidas dobraram de tamanho. Muitos vão falir por causa disso nos próximos anos e isso vai piorar a crise.

O preço das commodities estão extremamente baixos e não apresentam nenhum sinal de aumento num futuro próximo, isso significa menos dinheiro entrando no país. Sua população não é do tipo que poupa e sim, que se endivida. As taxas de desemprego estão aumentando, assim como os impostos que estrangulam a produtividade da classe trabalhadora.

Você está ferrado. Você pode tirar a Dilma de lá, ou todo o PT. Pode (e deveria) refazer a constituição, mas não vai adiantar. Os erros já foram cometidos anos atrás e agora você vai ter que viver com isso por um tempo.

Se prepare para, no mínimo, 5-10 anos de oportunidades perdidas. Se você é um jovem brasileiro, muito do que você cresceu esperando que fosse conquistar, não vai mais estar disponível. Se você é um adulto nos seus 30 ou 40, os melhores anos da economia já fazem parte do seu passado. Se você tem mais de 50, bem, você já viu esse filme antes, não viu?

É a mesma velha história, só muda a década. A democracia não resolveu o problema. Uma moeda forte não resolveu o problema. Tirar milhares de pessoa da pobreza não resolveu o problema. O problema persiste. E persiste porque ele está na mentalidade das pessoas.

O “jeitinho brasileiro” precisa morrer. Essa vaidade, essa mania de dizer que o Brasil sempre foi assim e não tem mais jeito também precisa morrer. E a única forma de acabar com tudo isso é se cada brasileiro decidir matar isso dentro de si mesmo.

Ao contrario de outras revoluções externas que fazem parte da sua história, essa revolução precisa ser interna. Ela precisa ser resultado de uma vontade que invade o seu coração e sua alma.

Você precisa escolher ver as coisas de um jeito novo. Você precisa definir novos padrões e expectativas para você e para os outros. Você precisa exigir que seu tempo seja respeitado. Você deve esperar das pessoas que te cercam que elas sejam responsabilizadas pelas suas ações. Você precisa priorizar uma sociedade forte e segura acima de todo e qualquer interesse pessoal ou da sua família e amigos. Você precisa deixar que cada um lide com os seus próprios problemas, assim como você não deve esperar que ninguém seja obrigado a lidar com os seus.

Essas são escolhas que precisam ser feitas diariamente. Até que essa revolução interna aconteça, eu temo que seu destino seja repetir os mesmos erros por muitas outras gerações que estão por vir.

Você tem uma alegria que é rara e especial, Brasil. Foi isso que me atraiu em você muitos anos atrás e que me faz sempre voltar. Eu só espero que um dia essa alegria tenha a sociedade que merece.

Seu amigo,

Mark

Traduzido por Fernanda Neute"

Li e reli, gostei e sempre concordei.
O maior problema do Brasil é o brasileiro.
É bom lembrar que todo o político antes de ser político é um cidadão brasileiro sempre disposto a levar vantagem em tudo.

Expandir +comentar
Renate Elisabeth Schmidt
Renate Elisabeth Schmidt (Cachoeira do Sul) em 21.02.2016 11h07
Conteúdo: "AES Sul alerta para chance de pancadas de chuva no fim de semana"
Depois das sucessivas fiasqueiras,

a multinacional americana resolveu mostrar serviço?
Onde fica a sede? Antigamente, no tempo da CEEE, que apanhou tal como a Geni da obra de Chico Buarque, eu sabia EXATAMENTE onde reclamar. Pérolas das privatizações.
Aliás, quais são as campeãs de reclamações dos cidadãos? As telefonias fixas e móveis, que fazem o que querem, com quem querem e depenam os consumidores com valores muito acima dos cobrados em seus países de origem, aos seus cidadãos nativos.

Expandir +comentar
Renate Elisabeth Schmidt
Renate Elisabeth Schmidt (Cachoeira do Sul) em 21.02.2016 11h07
Conteúdo: "Ricardo Hoffmann sai da cadeia, mas não dá entrevista"
TRAMA

Enquanto todos os holofotes estão focados nos sucessivos e intermináveis escândalos nos qual está envolvido direta ou indiretamente o Partido dos Trabalhadores, o partido que foi parido nas greves do ABC, com muito conhecimento de causa das querelas dos trabalhadores deste país, tratados como semi-escravos e que veio para transformar o país Brasil numa pátria brasileira para todos, o que está SENDO TRAMADO nos recônditos do terceiro poder - o Judiciário?
"Juízes, procuradores e defensores QUEREM aumentos automáticos dos próprios salários". Fonte: ClicRBS.
Recentemente os EXCELENTES VENCIMENTOS, distantes a anos-luz de um professor da rede pública municipal, por exemplo, que NÃO recebe o Piso Nacional, foi 'maquiado' com um generoso auxílio-moradia, independente do agraciado possuir ou não casa própria em sua cidade de trabalho LIVRE da BOCARRA do Leão, cuja fúria devoradora, no governo do Partido dos Trabalhadores, soma uma defasagem de SETENTA E DOIS POR CENTO!

Expandir +comentar
Renate Elisabeth Schmidt
Renate Elisabeth Schmidt (Cachoeira do Sul) em 21.02.2016 11h07
Conteúdo: "Empresário faz mutirão para arrumar Rua Ivo Becker"
Moinhos

D. Quixote e seu escudeiro seguem surrealisticamente combatendo moinhos de vento.
Tempus edax rerum!

+comentar
Lecino  Ferreira
Lecino Ferreira (Chácara) em 21.02.2016 11h06
Conteúdo: "Screw fez mutirão de limpeza em sanga"
VAI DAR ZICA NA ACUSAÇÃO DO ZIKA VÍRUS

Cientistas nenhum - isto no Mundo inteiro -, NÃO dão certeza de que o Zika vírus é REALMENTE o causador de microcefalia em fetos humanos.
Todos os casos que ocorreram, e ocorrem mundo afora -, são de mulheres que estiveram em países da América do Sul ou de países que utilizaram vacinas cubanas contra rubéola.
Coincidência ou não eu não confio nem um tiquinho das coisas produzidas nesse paizinho de merda intitulado Cuba e MUITO MENOS NESSE GOVERNO SAFADO E FDP DOS PTralhas.
Imaginem se os cientistas cubanos tem o mesmo nível desses "médicos" pé-de-chinelo que estão enganando aqui no Brasil- PTralha (*)?

Huáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuáhuá...

(*) BRASIL-PTRALHA = é um termo criado pelo repórter Ele Efe Silva, da Folha de Virtuália, para designar o BRASIL a partir de 2003 - época em que a FACÇÃO PTralha (um dos braços da quadrilha ParTidária) -, assumiu o poder através do engodo dos menos e famintos esclarecidos.

Expandir +comentar
Rosalvo Lourenço
Rosalvo Lourenço (Brasília) em 20.02.2016 22h19
Conteúdo: "Cadência da Aldeia"
Poema

...Tantos elogios...
...desfile chegando...
...ninguém é de ninguém. ..


ķkkkkkkkk

+comentar
Nilsa Scarparo
Nilsa Scarparo (Cachoeira do Sul) em 20.02.2016 22h19
Conteúdo: "Morador de São Sepé reclama da estrada"
S.O.S Estradas de Santa Bárbara!!!

verdade! moro em Santa Bárbara.A estrada está muito,muito ruim que os buracos já estão subindo nos barrancos.

+comentar
Paulo Sanmartin
Paulo Sanmartin (Cachoeira do Sul) em 20.02.2016 20h27
Conteúdo: "Tem lógica!"
Adriano

Tu não entendeste, não importa se vai ser pago ou não, não vai ter onde estacionar igual. Como em S. Cruz, S. Maria, P. Alegre, e todas as demais cidades do Brasil. Por outro lado, tu pensa que eles vão fazer algo inteligente? Não, vão fazer algo onde o objetivo será arrecadar! Viste o projeto? Das Cinco Esquinas até o Hospital, ruas principais e suas travessas! E adianta "trazer (gerar, na verdade) mais impostos para o município", tirando o dinheiro do bolso dos cachoeirenses? Só terão mais dinheiro para desperdiçar.
Quanto a loira, qual é mesmo a quadra que ela trabalha? kkkkk

Expandir +comentar
Delmar  Pereira
Delmar Pereira (Cachoeirinha) em 20.02.2016 19h22
Conteúdo: "Partido dos Trabalhadores completa 36 anos nesta quarta-feira"
Empreiteiros discutem exigências de Lula para obras (triplex no Guarujá e sitio em Atibaia) em mensagens,

''Mensagens apreendidas no celular de Léo Pinheiro, ex-presidente e sócio da OAS, e divulgadas pela edição deste fim de semana da revista "Veja", revelam que ele discutiu com então funcionários da empreiteira supostas exigências do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua mulher, Marisa Letícia, nas obras de reformas em um SÍTIO em Atibaia (SP) e em um TRIPLEX em Guarujá (SP)''.

- E agora o que TEM A DIZEREM os vermelhinhos babões? A casa esta caindo e vocês ainda vão defender ladões, que por tabela também são assassinos da pior espécie, porque o povo está morrendo nas filas quilométricas do SUS e eles no bem bom e ainda construindo com o dinheiro que deveria ser destinado a saúde, educação e na segurança de todos nós.
-Viram que as ''coisas'' começam a aparecer e desmascarar o ídolo mais honesto da face da terra, é muita cara de pau!
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/02/1741422-empreiteiros-discutem-exigencias-de-lula-para-obras-em-mensagens-diz-revista.shtml

Expandir +comentar
Delmar  Pereira
Delmar Pereira (Cachoeirinha) em 20.02.2016 13h34
Conteúdo: "Partido dos Trabalhadores completa 36 anos nesta quarta-feira"
Investigação do MPF aponta tráfico de influência feito por Lula para Odebrecht,

Pinheiro, não respondeu a minha pergunta sobre honestidade, porque? Olha e lê esta noticia!

O teu ídolo (aquele que disse que é honestíssimo, até se comparou ao Papa) barro está começando a ruir, para teu desespero e demais vermelhinhos babas ovos de plantão.
E acredite, é apenas o começo, tem muito mais coisas que virão a tona no decorrer das investigações.
#Muda Brasil
http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/02/lula-fez-trafico-de-influencia-em-favor-da-odebrecht-diz-mpf.html

Expandir +comentar
Paulo Sérgio Pereira
Paulo Sérgio Pereira (Porto Alegre) em 20.02.2016 12h08
Conteúdo: "Sábado, 20 de Fevereiro de 2016 - CAZO"
Nada é tão ruim, que não possa piorar...

... o PT e seus petralhas militontos aloprados, agora mais esta dos mosquitos.

http://www.osul.com.br/dilma-recomenda-roupas-compridas-a-atletas-dos-jogos-olimpicos-do-rio-para-evitar-doencas/

Falando em saúde pública, alguma notícia sobre a entrada em atividade da UPA novinha da zona norte?
Será que os conterrâneos terão que chamar o GG de volta?

Expandir +comentar
Jose Gladimir Lopes
Jose Gladimir Lopes (Cachoeira do Sul) em 20.02.2016 11h13
Conteúdo: "142 professores deixaram para entregar currículos no último dia"
142 professores entregaram curriculum no ultimo dia

vamos ficar atentos aos que forem selecionados, dizem que um dos quesitos seria ser filiado ao pt, se for realmente fica facil de saber

Expandir +comentar
Adriano Bitencourt Chaves
Adriano Bitencourt Chaves (Cachoeira do Sul) em 20.02.2016 10h58
Conteúdo: "Tem lógica!"
ROTATIVO.

Eu ainda não entendo esta resistencia ao rotativo pago em pontos da cidade ou em toda a cidade, quem tem carro e quer a certeza de achar uma vaga não deve se importar em pagar e caso se importe, paga do mesmo jeito, não onera o setor publico, faz girar o capital e traz mais impostos para o municipio, eu apoio o rotativo pago.

Minha objeção é apenas o modo que sera implantado, minha sugestão é pela impessoalidade com fiscalização, já usei uma vez o rotativo pago em Santa Cruz e não gostei, tive que sair a caça do fiscal, fui atendido por uma loira gostosa que achava, creio eu, que por ser bela eu não me importaria de perder tempo com papo e procura, não tinha tempo para um romance casual.

Expandir +comentar
Adriano Bitencourt Chaves
Adriano Bitencourt Chaves (Cachoeira do Sul) em 20.02.2016 10h51
Conteúdo: "142 professores deixaram para entregar currículos no último dia"
PATRIA EDUCADORA.

"Nas vésperas do segundo turno das últimas eleições presidenciais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) segurou dados e análises que mostravam um aumento da pobreza e da desigualdade no País", para lembrar do jeito operativo fraudulento do governo ptista de dilma.

Essa não é uma prática que se resume a ano eleitoral. Um levantamento obtido com exclusividade por ISTOÉ pela Lei de Acesso à Informação revela que houve um superfaturamento das vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no ano passado . Para o 1º e 2º semestres de 2015, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que o número de bolsas disponíveis para estudantes universitários em todo o País que, somados, era de 314 mil. Segundo os dados consolidados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foram preenchidas 287.123 mil vagas. Ou seja, 8,56% a menos do que o divulgado. Procurado pela reportagem, o MEC não justificou por que no número oficial há 27 mil contratos a mais. “Se isso se confirmar é muito grave do ponto de vista ético e de manipulação de dados”, diz o senador Cristovam Buarque (PPS-DF).

Um governo fraudulento na essencia, todos os dados sob responsabilidade do governo federal no governo de dilma esta sob suspeição, no ano passado universidades entraram na justiça por quebra de contrato, acusavam a manobra ilegal, recebiam em 30 dias, passou para 45, as parcelas de 12 para 8, e calote, claro, porque não, o partido é sempre ousado na ilegalidade, e ai o cidadão que leu o manual do puxa sacos ptista vem falar dos avanços na educação nos anos loucos do pt, se houver a possibilidade de fraudar algo eles fraudam por fula, alem é claro da patetice do defensor ptista.

Expandir +comentar
Paulo Sanmartin
Paulo Sanmartin (Cachoeira do Sul) em 20.02.2016 10h32
Conteúdo: "Tem lógica!"
Isto sim

Pois este é o projeto do Hilton - CDL. Primeiro otimizar os espaços, colocar paradas de onibus nas esquinas, reduzir seu tamanho ao minimo indispensável, autorizar estacionar em tantos pontos onde é desnecessariamente proibido, retirar os de frete das ruas centrais, trabalhar com funcionários e comerciantes para fazerem o mesmo, eliminar faixas amarelas que nem significam mais nada, erguer meios-fios que já não mais são entradas de garagem, etc. Segundo CDL se arruma assim 250 vagas no centro! Se nada disto der certo, pensar em outra solução.

Expandir +comentar
Luis Angelito Miguel
Luis Angelito Miguel (Cachoeira do Sul) em 20.02.2016 09h41
Conteúdo: "Impasse com Lúcia, da Acapa"
Numeradas

1) Ao que parece, anunciar um CC para a Lucia parece ser apenas manchete de jornal. Tomara que consiga, mas parece ser mais uma promessa jogada ao vento.
2) Moral por moral, a Dilma também não tem moral nenhuma para continuar na presidência. Se tivesse um pouquinho só de vergonha na cara, já tinha saído.

Expandir +comentar
José do Nascimento
José do Nascimento (Santa Cruz do Sul) em 20.02.2016 08h18
Conteúdo: "Prefeitura não consegue se livrar do fantasma do Cauc"
mas

nessa situação, nem temos o q comentar

+comentar
Edson Bonine
Edson Bonine em 20.02.2016 08h18
Conteúdo: "Cadência da Aldeia"
Edição impressa

Abri a edição impressa, e lá esta como aqui sobre o Maiquel M. dos Santos: "Ele esta a há quatro anos na Aldeanos".
Escutei hoje a GVCfm pela internet e a entrevista do Luciano I. Scherer estava ótima, explicando do esforço e trabalho que todas escolas fazem para brilhar neste evento. Alias maior evento da cidade, em número de participantes e público. Abordagem precisa e detalhada.

Expandir +comentar
Renate Elisabeth Schmidt
Renate Elisabeth Schmidt (Cachoeira do Sul) em 19.02.2016 22h22
Conteúdo: "142 professores deixaram para entregar currículos no último dia"
Não 'VÃO' faltar professores,

entretanto, faltará o vale refeição!

+comentar
Renate Elisabeth Schmidt
Renate Elisabeth Schmidt (Cachoeira do Sul) em 19.02.2016 22h22
Conteúdo: "142 professores deixaram para entregar currículos no último dia"
Seis mil

Seis mil professores afastaram-se da rede estadual por aposentadoria, demissão ou morte. Quinhentos concursados segundo dizem por aí, serão chamados. Haverá demanda que será suprida como a velha e conhecida meia sola: contratos.
Professorar é emprego num país em recessão que está demitindo, demitindo ...Sujeitar-se a um contrato de seis meses, salário baixo, SEM VALE-REFEIÇÃO (sabe-se lá por que ser mão de vaca neste quesito), sujeito ao chute a qualquer momento, é desespero mesmo.
Será que um dia a categoria terá respeito desta sociedade forjada por 388 anos em trabalho escravo? As sequelas estão por todos os lados. Professor segue tendo perfil de escravo levando lambada da sociedade, que ainda o enxerga com um ser extra-terreno, servil, que deve desdobrar-se fibra por fibra, doar-se e principalmente NÃO SER GANANCIOSO! Deve AMAR o que faz, em troca de alguns vinténs, muita humilhação e "engolição" de sapo.

Expandir +comentar

Veja os conteúdos mais comentados hoje do Jornal do Povo.

Candidata a vereadora do PSDB renuncia à disputa eleitoral
1 comentários +comentar

Veja os conteúdos mais comentados durante a semana do Jornal do Povo.

Sábado, 20 de Agosto de 2016 - CAZO
71 comentários +comentar
Sexta-feira, 19 de Agosto de 2016 - CAZO
18 comentários +comentar
Chatodô é um relógio solar?
10 comentários +comentar
Quarta-feira, 24 de Agosto de 2016 - CAZO
7 comentários +comentar
Inscrições para o desfile de 7 de setembro encerram nesta sexta-feira
7 comentários +comentar
Ghignatti rebate vereador Figueiró por críticas à vinda da UPA
5 comentários +comentar
Candidata a vereadora do PSDB renuncia à disputa eleitoral
4 comentários +comentar
Nova lei da Câmara vai fazer a Prefeitura perder R$ 1,2 milhão por ano
4 comentários +comentar
Jovem não recebe por programa sexual e furta botijão de gás
4 comentários +comentar
Dilma, Lula, Cardozo e Mercadante
4 comentários +comentar
Inter desperdiça pênalti e fica no 1 a 1 com o São Paulo
3 comentários +comentar
MP pede duas impugnações
3 comentários +comentar
Retomada a obra de asfaltamento da 403
3 comentários +comentar
JP terá de recorrer à Lei do Acesso à Informação para conseguir dados públicos da Saúde
2 comentários +comentar
Opinião eleitoral
2 comentários +comentar
Mariana Carlos abrirá as portas do seu comitê às 18h desta quarta-feira
2 comentários +comentar
O perfil da nova rainha das trabalhadoras rurais
2 comentários +comentar
MP quer impugnar coligação de GG
2 comentários +comentar

Veja os conteúdos mais comentados do Jornal do Povo.

Dilma e Aécio aparecem empatados em segundo turno
787 comentários +comentar
Fundador do PT de Cachoeira diz que Mensalão nunca existiu
695 comentários +comentar
Manifestação anti-Dilma volta no dia 12
510 comentários +comentar
Dilma e Marina estão empatadas com 34% na pesquisa Datafolha
296 comentários +comentar
Movimento do Bolo mostrou as dificuldades financeiras das prefeituras
274 comentários +comentar
Cachoeira na caminhada contra o PT
206 comentários +comentar
Dilma é reeleita na disputa mais apertada da história
190 comentários +comentar
Dilma e Aécio estão iguais
187 comentários +comentar
Tarandine morre em acidente de trânsito em Caxias do Sul
167 comentários +comentar
Mobilização contra Dilma reúne 150 pessoas em Cachoeira do Sul
160 comentários +comentar
FUMO E MEIO AMBIENTE
158 comentários +comentar
Vexame das arábias
154 comentários +comentar
Empresário mata cão de vizinha com enxadada na Vila Verde
146 comentários +comentar
Protesto anti-Dilma no domingo será a pé
139 comentários +comentar
Pesquisa do Datafolha aponta Dilma com 34%, Aécio 19% e Campos 7%
131 comentários +comentar
Comandante da Brigada estimou o público do protesto
126 comentários +comentar
Cidade perde representação
123 comentários +comentar
Partido dos Trabalhadores completa 36 anos nesta quarta-feira
123 comentários +comentar
Novo Fora, Dilma começa a ser organizado para o dia 16
122 comentários +comentar
Será que não existe nada de totalmente errado no mundo?
120 comentários +comentar

Guiafone

Quer seu número no Guiafone JP?

É muito fácil inserir seus dados de contato no GuiaFone. Clique em uma das opções abaixo.

Cadastro Residencial Cadastro Comercial Mais informações
Entre em contato pelo email
guiafonejp@jornaldopovo.com.br
Ou ligue para
(51) 3722-9634

JP no Facebook